EU E VC FAZENDO ARTE

Um blog dedicado à Arte! Comente, traga as suas idéias, vamos construir juntos esse espaço! Estou sempre em busca de novidades para rechear o nosso blog. Bjs carinhosos.

GOOGLE PESQUISAS

Pesquisa personalizada

terça-feira, 26 de abril de 2011

John James Audubon - ILUSTRAÇÕES DE AVES



John James Audubon nasceu em Santo Domingo, no Haiti, no ano de 1785, tendo falecido 66 anos mais tarde, em 1851. Era um naturalista americano de origem francesa, era caçador e pintor. Audubon foi um famoso ornitólogo, especializado na ilustração científica de diversos tipos de aves, ele ficou amplamente conhecido por seu trabalho ao catalogar as aves da América do Norte.

 
A arte de Audubon é realmente impressionante, repleta de cores e movimentos, sempre ambientada o mais próximo possível da realidade. Não é uma tarefa muito fácil capturar o movimento das aves, entretanto Audubon conseguia reproduzir com muita fidelidade os movimentos dessas delicadas criaturas. Seu projeto de vida era: desenhar todas as aves da América do Norte. Em nome deste sonho, Audubon percorreu os Estados Unidos da América em busca das aves que pretendia desenhar.

Um de seus trabalhos mais famosos foi “As aves da América” (The Birds of America), com esta obra Audubon alcançou uma enorme popularidade junto ao público. O prestígio científico alcançado pela obra lhe valeu  elogios rasgados dos seus pares e permitiu-lhe tornar-se o segundo americano (depois de Benjamin Franklin) a ser incluido à selecta Royal Society britânica para as ciências.

Veja algumas das suas ilustrações:













CURIOSIDADE:

Bem peculiar era a maneira como Audubon abordava os seus modelos na Natureza, em vez de utilizar exemplares taxidermizados em museus, o que seria então uma abordagem totalmente nova da ilustração científica. Isto não significa, porém, que Audubon fosse um ecologista: ele fazia o seu trabalho de campo acompanhado de papel e material de desenho, mas também de uma espingarda que usava para matar as aves que pretendia ilustrar. Uma vez mortas, as aves eram repostas em posição de vida com arames e então desenhadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESSE BLOG.