EU E VC FAZENDO ARTE

Um blog dedicado à Arte! Comente, traga as suas idéias, vamos construir juntos esse espaço! Estou sempre em busca de novidades para rechear o nosso blog. Bjs carinhosos.

GOOGLE PESQUISAS

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VIK MUNIZ - Biografia e Principais Obras



Em homenagem ao Dia Nacional das Artes (dia 12 de agosto) trouxe para o nosso blog um post muito especial sobre um artísta plástico e fotógrafo brasileiro radicado em Nova York desde 1983. Ele faz experimentos com novas mídias e materiais, seu nome é Vicente José de Oliveira Muniz, nasceu em São Paulo no dia 20 de dezembro de 1961, hoje ele é mais conhecido como Vik Muniz. Foi aluno da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde frequentou aulas do curso de Publicidade e Propaganda.




As obras de Vik Muniz são valorizadas no mundo todo, ele é um talento criativo, apaixonado por ícones visuais. Ao longo de sua carreira realizou exposições: na Flórida, Miami, Montreal, Nova Iorque, México, Canadá, Austrália, Rio de Janeiro...




A marca registrada da obra de Vik Muniz é a fotografia de trabalhos realizados a partir de técnicas variadas e materiais inusitados.  Entre suas mais famosas criações estão a Mona Lisa feita de pasta de amendoim, o Che Guevara desenhado em geléia, o soldado criado com soldadinhos de plástico e o retrato de Elizabeth Taylor montado com centenas de diamantes. Mais recentemente, Vik surpreendeu o mundo da arte com a série de imagens feitas a partir de lixo.


O trabalho que lhe rendeu reconhecimento no mundo foi a série “Crianças de Açúcar”, onde ele primeiro fotografou diversas crianças que trabalhavam de forma exploratória em plantações de cana-de-açúcar, depois reorganizou a imagem delas utilizando açúcar como pigmento, e novamente fotografou as obras acabadas. Estes retratos foram expostos em uma pequena galeria de Nova Iorque, que chamou a atenção do crítico de arte Charles Haggan, colunista do New York Times. O artigo publicado foi o passaporte para o ingresso de Vik na lista dos artistas oficiais dos museus internacionais.



Ele usa, nas suas obras, elementos como algodão, chocolate, açúcar, arame, terra, barbante, especiarias, sucatas, gel, mel, poeira e muitos outros, e de uma maneira criativa, produz obras que impressionam pela inovação e mais ainda pela técnica. Ele mesmo afirma que a ênfase de seus trabalhos não são exatamente as substâncias que ele usa em sua execução, mas a combinação do material com o tema. O fato de usar substâncias novas, na produção de obras de arte é uma tendência que começou desde os anos 1950.


O trabalho mais barato de Vik custa 5 mil doláres.

Um trabalho dele conhecido de todos nós é a capa do CD "Tribalistas". E mais recentemente a abertura da novela Passione.



Um dos trabalhos mais interessantes de Vik Muniz foi o que ele usou jovens carentes para formar o logotipo da Louis Vuitton. Os participantes ganharam da marca um curso de fotografia de duração de um ano pela ONG Spetaculu. O mais controverso de tudo é que a imagem virou estampa de um lenço que custa nada mais nada menos que R$ 1.200,00! 




Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais da vida e obra deste grande artista:



Visite o site oficial de Vik Muniz, clique aqui.

25 comentários:

  1. A cada quadro apresentado mostra um sentimento sobre o esquecido que utilizamos no dia-a-dia...Parabéns

    ResponderExcluir
  2. voce esta totalmente certissimo!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obras maravilhosas demonstram o brasil e o mundo que esquecemos ou até muitas vezes queremos esquecer, obras das quais você conhece o autor sem aumenos velo antes originais inplagiaveis e inconfundiveis

    ResponderExcluir
  4. o vik e simplesmente de mais

    ResponderExcluir
  5. a cada segundo se escreve uma palavra... e a cada seculo se descobre um artista como ele

    ResponderExcluir
  6. 8:08 meu Deus que maravilha nem parece que é feito de chocolate de tão perfeito *O*

    ResponderExcluir
  7. Não é Nova Iorque e sim Nova York. ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não identifica o importante,aqui mesmo e a expressão do artista é impressionante o cara realmente é fantástico,continue brilhante Vik Muniz eu amo suas artes o que vale eo seu talento.

      Excluir
  8. Sou professor de artes visuais e achei de extrema importância essa matéria Vik Muniz, peço permissão em utilizá-las em minhas aulas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade, professor. Este blog tem a finalidade de informar, vamos juntos levar a nossa investigação aos nossos alunos.
      Abraços. Volte sempre!

      Excluir
  9. Vik Muniz e um homem muito bom e que foi ate o lixão de Gramacho e ajudou muita gente inclusive levou um homem levando ele pra Londres e leiloando sua obra

    ResponderExcluir
  10. sou um aluno da sexta série e amei essas obras fiquei impressionado com tudo isso e a arte realmente vale apena e eu adoro desenhar

    ResponderExcluir
  11. a dorei as obras de vik muniz...

    ResponderExcluir
  12. muito linda as obras deles.

    ResponderExcluir
  13. alguém sabe dizer qual é o movimento artistico que Vik Muniz pertence?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vik é um artista anacrônico, cuja proposta dificilmente transcende uma interessante experiência estética, alguns críticos contemporâneos encaixam a sua obra dentro do subgênero artístico denominado “Fun”.

      Excluir
    2. Natália, espero ter ajudado, continue seguindo o nosso blog!
      Bjs : )

      Excluir
  14. alguém sabe informar a que movimento artistico pertence Vik Muniz?

    ResponderExcluir
  15. ~Me ajudou muito, obrigada ! (:

    ResponderExcluir
  16. Shooooowwww!!!! Sensacional!!!!!! Trabalho magnífico. Meu tema deste ano 2017 para trabalhar com crianças de 3 anos. Será um desafio, mas as ideias já fluem para que eles se deliciem com o mundo da arte. Obrigada!
    Rosangela Soares

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESSE BLOG.