EU E VC FAZENDO ARTE

Um blog dedicado à Arte! Comente, traga as suas idéias, vamos construir juntos esse espaço! Estou sempre em busca de novidades para rechear o nosso blog. Bjs carinhosos.

GOOGLE PESQUISAS

Pesquisa personalizada

sábado, 28 de maio de 2011

A ARTE DE REUTILIZAR



Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro. Dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
Para homenagear esta data vamos falar sobre A ARTE DE REUTILIZAR, dar uma nova função aos objetos!
Hoje eu trouxe a arte da britânica JANE PERKINS, a maior prova de que “o lixo de uns” é, de fato, o “tesouro de outros”. Usando objetos do cotidiano que pega nos centros de reciclagem, lojas de segunda mão e ferros-velhos como: bolas de gude, brinquedos quebrados ou botões, Jane Perkins cria belas obras de arte. Seus trabalhos mais famosos são os quadros das várias personalidades do mundo.
Jane Perkins foi enfermeira por 17 anos, antes de descobrir a sua verdadeira vocação. Hoje, Perkins cria obras de arte coloridas que são expostas em todo o mundo. Ela adora fazer arte como um elemento de diversão e inesperada e diz que gosta de usar qualquer coisa colorida.
Como Jane Perkins faz os retratos detalhados das celebridades? Bom, ela começa com uma foto da pessoa que quer representar e passa a anexar objetos coloridos sobre ela. Ela costuma usar marcadores vazados para os dentes, e garfos de plástico para dar ao cabelo um aspecto texturizado espetado. O único item que compra para as suas obras são as esferas de olho, o que aparentemente lhe permitem capturar a emoção na imagem.
O estilo original de Jane causou uma grande polêmica no mundo da arte e justamente por isso, colecionadores do mundo inteiro pagam até 3.250 dólares para obter uma das suas peças.

 
Esta é Jane Perkins 

Veja algumas das suas obras:


sexta-feira, 20 de maio de 2011

COLAGEM "DESCOLADA"


A arte de colar vem conquistando ao longo dos anos muitos adeptos. Recortar e colar é divertido! Você já se arriscou a fazer uma colagem? É muito legal expor as suas idéias, expressar os seus sentimentos “desenhando com a tesoura” como dizia Henri Matisse.
A colagem é uma forma de arte aceita e valorizada. Ela permite ao artista a liberdade de abordar o meio que o cerca de qualquer maneira sem restrições de formatos, texturas ou materiais. Este meio é uma forma direta de comunicação para o artista, ou seja, o artista pode tirar da natureza ou da vida urbana quaisquer materiais que ele deseje como forma de expressão simbólica, inclusive esta forma de arte ajuda a reciclar materiais descartados.
Navegando pela Internet, descobri muitos artistas plásticos da nossa atualidade que se dedicam a esta arte, verdadeiros “Mestres da Arte de Colar”, vejamos abaixo alguns deles e respectivas obras:

ANDERSON THIVES, é paranaense, radicado no Rio de Janeiro. Apesar de autodidata, é formado em artes plásticas e visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná, e há mais de 10 anos, desenvolve um trabalho no qual utiliza a técnica da colagem. Seu trabalho, “Pop-Contemporâneo”, tem como grande referência artistas da Pop Art, como Andy Warhol.



Visite o site de Anderson Thives clicando aqui.



BEATRIZ MILHAZES, uma das artistas plásticas brasileiras mais festejadas no panorama artístico internacional da atualidade.
Sua arte, nas mais diferentes formas de manifestação, tem o movimento e cor que enchem os olhos. É marcada pelo intenso colorido que se manifesta por meio das técnicas de colagem, pintura, decalque, justaposição, sobreposições e serigrafia.



Visite o blog de Beatriz Milhazes clicando aqui.



DEREK GORES, influenciado por mestres como Gustav Klimt, Egon Schiele e Max Ernst, Derek Gores cria colagens sem se preocupar com o resultado final – que é excelente, diga-se de passagem.
Reciclando revistas, jornais e qualquer tipo de papel usado que tenha à mão, o norte-americano segue uma “narrativa zen” de composição. 
Visite o site de Derek Gores clicando aqui.

MANON RADA é uma artista que se inspira nas cores (contrastes e harmonias), no sol do Rio de Janeiro, nos mistérios da Bahia, e transforma tudo isso numa arte espontânea, alegre, quase ingênua.

Visite o blog da artista clicando aqui.

MAYUKO FUJINO é uma artista japonesa que mora atualmente em Nova York. Ela começou sua carreira artística em 1999, inicialmente influenciada por símbolos tradicionais japonesas e uma cultura onde o papel sempre foi considerado algo especial. Lentamente, ela começou a ter seu estilo próprio e está atualmente trabalhando com colagens baseadas em tiras de papel recortadas de revistas que montá-los em papel washi.

Visite o site de Mayuko Fujino clicando aqui.

PETER CLARK utiliza uma ampla coleção com diversos papéis coloridos e  textura padronizada, para fazer sua arte. O artista usa desde mapas antigos, manuscritos dentre outros para criar figuras variadas e fazer suas colagens. Um trabalho gostoso de ver, bem-humorado e criativo. Aprecie as colagens com as imagens de diversos cachorros.

Visite o site de Peter Clark clicando aqui.

SILVIO ALVAREZ  trabalha com colagem desde 1989. Artesão em seu ofício de recortar e colar, além de comercializar suas obras e de desenvolver projetos especiais para empresas, ministra oficinas para pessoas de todas as idades. Um homem preocupado com o futuro do planeta e os valores da sociedade, dedicado a mostrar e provar que tudo e todos podem ser transformados, com talento e dedicação, em algo muito melhor. A sua arte nos chama a atenção para a importância da reciclagem, da vida sustentável de uma forma geral. Sílvio, artista, sonhador, “poeta de imagens”.


Visite o site de Silvio Alvarez clicando  aqui.

Veja este quadro, nele usei duas técnicas (pintura e colagem) para fazer a releitura da obra "Sinecio" de Paul Klee:



Além destas obras, trouxe outras imagens que encontrei na Internet, porém não sei informar quem são os autores delas. Caso você saiba e queira fazer o favor de me informar, fico muito grata. Envie um e-mail para
euevcfazendoarte@hotmail.com terei o maior prazer em dar os créditos ao artista.

 
Fizemos algumas colagens, eu, minha filha e a amiguinha dela. Vejam:

 
Gostou? Se você fizer uma colagem e quiser vê-la postada aqui no Eu  e Vc Fazendo Arte, pode enviar para o e-mail do blog. Estou esperando!!!