Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

John James Audubon - ILUSTRAÇÕES DE AVES



John James Audubon nasceu em Santo Domingo, no Haiti, no ano de 1785, tendo falecido 66 anos mais tarde, em 1851. Era um naturalista americano de origem francesa, era caçador e pintor. Audubon foi um famoso ornitólogo, especializado na ilustração científica de diversos tipos de aves, ele ficou amplamente conhecido por seu trabalho ao catalogar as aves da América do Norte.

 
A arte de Audubon é realmente impressionante, repleta de cores e movimentos, sempre ambientada o mais próximo possível da realidade. Não é uma tarefa muito fácil capturar o movimento das aves, entretanto Audubon conseguia reproduzir com muita fidelidade os movimentos dessas delicadas criaturas. Seu projeto de vida era: desenhar todas as aves da América do Norte. Em nome deste sonho, Audubon percorreu os Estados Unidos da América em busca das aves que pretendia desenhar.

Um de seus trabalhos mais famosos foi “As aves da América” (The Birds of America), com esta obra Audubon alcançou uma enorme popularidade junto ao público. O prestígio científico alcançado pela obra lhe valeu  elogios rasgados dos seus pares e permitiu-lhe tornar-se o segundo americano (depois de Benjamin Franklin) a ser incluido à selecta Royal Society britânica para as ciências.

Veja algumas das suas ilustrações:













CURIOSIDADE:

Bem peculiar era a maneira como Audubon abordava os seus modelos na Natureza, em vez de utilizar exemplares taxidermizados em museus, o que seria então uma abordagem totalmente nova da ilustração científica. Isto não significa, porém, que Audubon fosse um ecologista: ele fazia o seu trabalho de campo acompanhado de papel e material de desenho, mas também de uma espingarda que usava para matar as aves que pretendia ilustrar. Uma vez mortas, as aves eram repostas em posição de vida com arames e então desenhadas. 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A ARTE DE CONGELAR O MOVIMENTO


Tsang-Cheung Shing é o artista plástico de Hong Kong, mestre da escultura em porcelana. Suas obras nos mostram com precisão a arte de “congelar” o movimento.

Veja esta instalação bem curiosa chamada "Ying Yeung", o nome refere-se a uma uma bebida popular em Hong Kong, feita de uma mistura de café, leite e chá e também simboliza o pato mandarim, uma metáfora para a união e amor. Simplesmente fantástico!


A escultura "Ying Yeung" pertence ao Museu de Arte de Hong Kong.

A sua arte representa o movimento de forma estática, especificamente a modelagem de líquidos, veja:



Veja outro estilo do artista:



CURIOSIDADE


Yuan yang é como os chineses se referem aos patos mandarim (Mandarin Duck), que sempre aparecem nos lagos em pares. Estas espécies são monogâmicos, ou seja, são aves extremamente fiéis aos seus companheiros, ao ponto que, mesmo colocando um macho com várias fêmeas, ele irá escolher apenas uma, que também deve aceitá-lo. O casal ficará junto até que um deles morra. Somente após a morte, a ave que sobreviveu irá procurar outro par.

A arte oriental frequentemente representa um par de patos mandarim, pois para os chineses eles simbolizam felicidade no amor, romance, dedicação, carinho, fidelidade conjugal, união e amor duradouro.

A obra de Tsang-Cheung Shing composta por duas xícaras cheias de chá, café e leite que ao ter seu líquido derramado, este toma forma do rosto de um homem e de uma mulher que se encontram num beijo. Assim como um par de patos mandarim, simbolizam a felicidade no amor.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

COELHO DE PÁSCOA FEITO COM TOALHA DE MÃO


Em um dos meus primeiros posts aqui no Eu & Vc Fazendo Arte trouxe uma sugestão original para lembrancinha de Páscoa: Coelhinhos de Páscoa feitos com toalhas de mão. Recebi muitos e-mails agradecendo e elogiando. Na verdade eu vi essa idéia em um site e repassei. 
Este ano resolvi fazer com os meus alunos e com a minha filha, foi tão legal que eu trouxe algumas fotos para compartilhar com você.
Faça um você também! Vai ficar muito lindo! Siga os passos: 




FELIZ PÁSCOA!

terça-feira, 12 de abril de 2011

ARTE DIFERENTE - Crazy Painting.

Arte diferente é o que não falta! Este artista utiliza a técnica de pintura com água e areia, o resultado final é magnífico! Acompanhe os seus movimentos e a ansiedade dos jurados do programa.

Mais uma vez, não tenho o nome do artista, mas aguardo a colaboração de vocês, caso encontrem alguma informação sobre ele, vale a pena entrar em contato conosco, pois precisamos divulgar esses "talentos ocultos".
Eu & Vc Fazendo Arte e-mail:euevcfazendoarte@hotmail.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

UM ARTISTA DIFERENTE

SIMPLESMENTE INCRÍVEL!!!
O artista reproduz a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci com tachinhas!
Sua habilidade com a máquina e a precisão conseguida com os traços são fantásticas!
Infelizmente não consegui o nome deste grande artista, caso você tenha alguma informação sobre ele, por favor, entre em contato com o Eu & Vc Fazendo Arte através do nosso e-mail: euevcfazendoarte@hotmail.com

sábado, 9 de abril de 2011

Desenhando na água - Drawing on water

Técnica de desenho na água. Esta arte requer, além de muita criatividade e habilidade, destreza e agilidade para acompanhar os movimentos da água.
E-mail do artista: shuiyinghua@126.com

Pintando sobre água - Water Painting.

Veja que interessante esta técnica de pintura sobre água, o final é surpreendente!
Por enquanto não sei o nome deste artista, caso você saiba, por favor entre em contato comigo através do e-mail: euevcfazendoarte@hotmail.com

AREIAOGRAFIA

Arte efêmera, técnica desenvolvida por Élio Floreano, surgiu com a evolução dos enfeites de rua da festa de “Corpus Christi” que começaram com pó de serra, pó de café, pétalas de flores, passando para o vidro moído e agora com a areia e Dolomita (Carbonato de cálcio). A Areiaografia além de ter suas características “urbanas”, “populares” e “religiosas” também é uma grande forma de expressão artística que desperta o interesse de todos que procuram por novas técnicas na criação de painéis decorativos deixando o suporte convencional de lado para interferir no ambiente (piso) em que a obra está sendo confeccionada, sendo assim podemos dizer que a Areiaografia tem influência de outras formas de arte (acadêmica, moderna, contemporânea, aerografia e até mesmo do graffiti). Os trabalhos abaixo são obras de Élio Floreano e Eder:

Visite o blog de Élio Floreano: http://areiaografia.blogspot.com/2010/07/areiaografia.html