EU E VC FAZENDO ARTE

Um blog dedicado à Arte! Comente, traga as suas idéias, vamos construir juntos esse espaço! Estou sempre em busca de novidades para rechear o nosso blog. Bjs carinhosos.

GOOGLE PESQUISAS

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ARTE COM VEGETAIS - Ju Duoqi


Sabemos que vegetais são bons para a nossa saúde. Descobrimos com a jovem artista chinesa, Ju Douqi, que eles também são ótimos para a arte! O trabalho de Ju Duoqi é realmente inusitado, a artista recria clássicos da pintura usando vegetais e especiarias. Em vez de pincel e paleta ela mistura couve, gengibre, raiz de lótus, coentro, batata-doce, entre outros vegetais e acrescenta uma pitada de manipulação digital, o resultado é impressionante. Confira!









domingo, 6 de maio de 2012

SCRAPBOOKING - TENDÊNCIA MUNDIAL


Você sabe o que significa Scrapbook? Scrapbook (scrap = refugos, sobras, recortes – book = livro) significa a arte de criar álbuns de memória com o uso de fotos, papéis decorativos, papel estampado, stickers, fitas, botões, ilhóses, ataches, rendas, etiquetas... Não existe limite para a criação! Outras denominações para esta mesma arte são: Scrapbooking ou Scrap, além de álbuns esta arte permite ainda fazer convites, cartões artesanais, marcadores de livros, quadros, pequenas lembranças, decorar festas, caixas, peças de madeira, agendas, livro de assinaturas e tudo que sua imaginação permitir. Uma ótima opção para presente no Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia dos Avós, Dia das Crianças, Natal, enfim, todas as datas comemorativas.

Scrapbooking é uma tendência mundial em se tratando de artesanato em papel. A sua prática já existe a mais de 100 anos, iniciando-se em países da Europa, hoje em dia é uma das técnicas artesanais em papel mais divulgadas. No início o scrap era praticado utilizando materiais extremamente prejudiciais às fotografias, existia acidez em suas composições. Para tanto, foram desenvolvidos materiais acid free (livres de acidez) para um armazenamento mais seguro e de grande durabilidade, sem alterar e forma original das fotografias.

O Scrapbooking surgiu quando as pessoas sentiram a necessidade de preservar suas fotografias, porém tornou-se para muitos um hobby o que estimulou a indústria a lançar cada vez mais, produtos adequados a esta prática e que não só a embelezam, mas também dão asas à imaginação dos seus adeptos.

O Scrapbooking já é uma realidade no Brasil, chegou bem tímido e foi se desenvolvendo, começou a ganhar força em terras brasileiras em 2003 com o surgimento de diversas lojas, fabricantes de materiais nacionais e sites informativos sobre Scrapbooking. Para nós, brasileiros, que carecemos preservar nossas memórias ele traz em sua execução, também, aspectos históricos, culturais, educacionais além dos artísticos. Através do modo especial que é “fazer Scrap” há preservação da memória e fotos de modo criativo, diferente, divertido, guardando as lembranças para compartilhá-las com as gerações futuras.

Hoje já se discute se o Scrapbooking é hobby ou terapia. Eu, particularmente, não saberia responder a esta questão. Eu e a minha filha participamos de uma Oficina de Artes na Escola Nova Nossa Infância, com a orientação da Professora Nilma Dantas e fiquei “viciada” nesta arte. Enquanto praticávamos o Scrap, não sentimos o tempo passar, nos divertimos muito tentando criar um quadro que representasse o Dia das Mães e que “fosse a nossa cara”!

Vejam abaixo o resultado obtido nesta oficina:







Quer saber um pouco mais sobre Sckapbook?
Clique no link abaixo e veja um vídeo muito legal: